Tipos de pelos de cachorros
TIPOS DE PELAGEM
As várias raças caninas apresentam diversos tipos de pelagem, variando quanto a textura, densidade, comprimento, etc. Tal diversidade de tipos está, muitas vezes ligada á função que a raça se destina.
De uma forma simplificada, poderíamos dividir cães de acordo com a pelagem: cães de pelo longo, cães de pelo curto, cães de pelo duro.
Entretanto, estes grupos podem se subdividir da seguinte maneira:
1) Cães de pelo longo sedoso sem ondulações
A textura deste tipo de pelagem dividem-se em duas variedades, o de pelo sedoso e fina e de pelo sedoso mais grosso. Um pelo mais sensível, mais fino, é fácil de quebrar-se, requerendo, obviamente, maior cuidado tanto no manuseio (escovação e banho) quanto na escolha dos produtos a serem usados.
Na raça Afgham Hound por exemplo: os cães de pelo liso e claro tendem a ter uma textura mais lanosa e mais fácil de se embaraçar, com aparência de pelos mais cheios, fofo sendo sedosos. Já os cães mais escuros, de uma maneira geral, têm uma textura um pouco mais grossa, com um aspecto mais pesado.
Cães de pelo longo liso e levemente áspero
Existem certas raças caninas de pelo longo, que tem uma textura levemente áspera. O pelo é longo, liso, denso, brilhante e os fios são grossos e um pouco ásperos. Dentro deste tipo de pelagem se enquadram as raças: Sky Terrier, Lhasa Apso, Shin Tzu.
Cães de pelo longo com ondulação
Estes cães têm uma pelagem com textura toda especial. O pelo é longo, mais grosso e mais áspero que a classificação anterior. A leve ondulação se deve a sua textura mais grossa. Essa pelagem ? mais impermeável e protege do frio e da umidade cães do primeiro grupo como: Setter Gordon, Retriever Dourado, Springer Spaniel, etc.
Cão com pelo semi-longo com ondulação
O Borzoi tem um tipo peculiar de pelagem, semi-longo, ondulada, sedosa e brilhante. Levemente encaracolada tem uma textura grossa, mas jamais áspera.
P?gin
Responses